sexta-feira, 18 de outubro de 2013

esportivos Brasileiros dos ano 90 parte 1

Quem nunca sonhou em ter um carro esportivo na garagem que atire a primeira pedra,convenhamos que um carro desses sempre atrai muito atenção por onde passa.Nesse tópico vamos falar só de esportivos nacionais que fizeram a cabeça dos entusiastas nos anos 90.

 Uno Turbo
Se eu te falasse em um Uno que acelera de 0 a 100 km/h em 9.2 segundos e chega a 195km/h e que além de tudo é bem equipado com faróis de neblina integrados,spoilers integrados,rodas de liga leve,banco anatômico e até manômetro da pressão do turbo você acreditaria? Pois ele existiu e fez bonito mesmo tendo carreira curta por aqui.Dirigir o Uno Turbo era algo diferente de tudo o que o brasileiro estava acostumado,seu motor só acordava depois dos 3000 rpm mas ai o sopro da turbina empurrava o "Uninho" com vontade e o motorista era empurrado contra o banco com violência,e parar todo esse impeto ficar por conta do sistema de freios do irmão maior Tempra alem de uma calibragem mais esportiva na suspensão,alem das cores exclusivas amarelo,vermelho e preto.Ficou só2 anos no mercado(1994 à 1996),não contar com ABS e só ter feito 1081 unidades,mas sem dúvida embalou o sonho de muitos jovens...





 Kadett GSi
Ele trouxe a sensação de que a Europa era logo ali com seus mostradores digitais um motor 2.0 com injeção eletronica e muito torque disponível. Acelerava de 0 a 100 km/h em 10,56 s e chegava a 177,2 km/h mas o que chamava mesmo atenção era a modernidade do projeto,como computador de bordo,check control,bancos ergométricos entre outros mimos.Mas a estrela mesmo era o Kadett GSi conversível,que chamava atenção por onde passava,lembrando sempre praia sol e o requinte de um carro assim.


 Escort XR3
Esse foi o sonho de consumo de 9 entre 10 jovens nos anos 80,o suprassumo do carro não estava em seu desempenho mas sim em suas linhas e no projeto embarcado.Ao contrário dos outros esportivos ele teve diversos motores começando com um CHT 1.6 emprestado do seu irmão Corcel 2 que se não empurravam o carro com vontade não chegava a ser lento com seus 82cv e carburador de corpo duplo além de um coletor de escapamento exclusivo.
O carro seduzia por seus faróis auxiliares,teto solar,aerofólio,lavadores de faróis,rodas exclusivas e jogo de spoilers laterais,alem de um volante pequeno que permitia manobras com muita rapidez.Com a chegada da Autolatina,ele ganhou um vigoroso motor AP 1800 que se traduziu em bom desempenho e mais agilidade além de uma estilização na carroceria e no interior que ficou muito mais exclusivo mas ainda faltava folego para acompanhar o aclamado GOL GTi com seu ap 2000 e injeção eletrônica da Bosch.
Se por um lado ele não acompanhava o GTi,por outro o XR3 conversível era um ponto fora da curva,algo que nunca mais veríamos por aqui,o resultado foi um carro que inspirava por suas formas exclusivas do conversível muito parecida ao Mustang.
Finalmente chegou o motor AP 2000i com injeção eletrônica,com um projeto moderno,novas cores, rodas exclusivas e um desempenho a altura do nome XR3,um carro que marcou época.


  




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