quinta-feira, 24 de junho de 2010

MOTORZÃOVS MOTORZINHO

Foi-se a época que potencia e torque estavam relacionados diretamente a um motor grande como os V10,V8,V6, carros com cilindradas de 2.0 sempre para cima.A técnologia empregada hoje,torna os materiais usados cada vez mais leves e duraveis,ao ponto de motores de cilindradas menores alcançarem performaçes respeitaveis.Por exemplo o todo poderoso MUSTANG SHELBY  GT 500 KR com seu V8 de 335CV e   60,8 mkgf de Torque não seria páreo para um Lancer Evo IX de 290CV e torque de 40,8 mkgf,com um motor 2.0 16V  turbo-alimentado com coletor variavel. A vantagem de um motor menor esta no bolso também já que o consumo melhora consideravelmente,a durabilidade aumenta,e as quebras são menores.As divisões esportivas das montadoras estão se rendendo ao conceito do downsizing dos motores,no Brasil a Fiat foi a pioneira produzindo o Uno Turbo,um foguetinho que fazia GSi,XR3,GTI,comerem poeira mais essa história fica pra outro dia...

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